Legalizar uma empresa e o passo inicial para quem quer empreender.

O primeiro passo é realizar a aprovação pela Junta Comercial através do pedido de Viabilidade da nova empresa. Isso certifica que não existe uma empresa já registrada com o nome igual ou semelhante ao escolhido.

O segundo passo é elaborar o Contrato Social ou Declaração de Firma Individual, para que possa ser registrado na Junta Comercial, obtendo automaticamente o número do CNPJ, inscrição estadual e municipal.

O terceiro passo é verificar se a nova empresa precisa se informar se precisa se registrar em órgãos especiais devido ao tipo de atividade.

O quarto passo é manter um relacionamento estreito com o seu contador, passando a ele todas as sus duvidas e recebendo as orientações do profissional na área de contabilidade.

Abaixo, alguns erros cometidos pelo iniciante na área empresarial:

1 Não pesquisar seu mercado o suficiente

Pesquisa o local onde pretende abrir a empresa, numere seus concorrentes. Ache os seus clientes, saiba do eu eles precisam, e faça tudo para atendê-los.

2 Apaixonar-se por uma ideia (e ignorar toda crítica)

É imprescindível gostar do seu negócio. Mas você precisa estar lúcido o suficiente para saber criticá-lo, quando preciso. Não viva numa “bolha de ignorância” saiba tudo sobre o seu próprio negócio.

3 Achar que irá ganhar dinheiro instantaneamente

Nunca espere ganhar muito no curto prazo. Maiores ganhos necessitam maiores capitais para ganhar na compra à vista, ter estoques suficientes e dar prazo para o cliente.

4 Trabalhar até a exaustão e acumular mil e uma tarefas

se você não tirar um tempo para cuidar de você mesmo, ninguém irá. Se trabalhar até a exaustão você perderá o controle emocional e não realizara boas decisões. Foque nos produtos, nas finanças e nos clientes, delegue outras atividades.

5 Achar que atuar como sempre atuou é suficiente

Não brinque de empresário, você está em uma luta pela sobrevivência, e não apenas fazendo seu papel de gestor. Aja emocionalmente no seu negócio “não fique frio”, fique ativo o tempo todo.

6 Esperar o produto ficar perfeito e então lançar

Não espere aprovação sem antes testar o mercado. Quanto mais cedo você testar seu produto, mais cedo ele ficará melhor.

7 Achar que preço baixo é a chave do sucesso

Você acha que praticar preços baixos já é uma garantia de que você irá superar os concorrentes? Pois está errado. Cobre pela qualidade e pela utilidade dos produtos.

8 Comprometer muito dinheiro no começo do negócio

Quando um empreendedor vê um primeiro sinal de sucesso em sua empresa, a tendência é começar a assumir compromissos, já projetando que os tempos de bonança continuarão para sempre. Não veja o copo transbordando, ao contrário, continue a atuar como se você fosse quebrar amanhã, e administre seu dinheiro segundo esse pensamento”.

10 Não colocar a casa em ordem

Em toda empresa é preciso organizar as diversas áreas do negócio – o que inclui manter documentação e contabilidade em dia. Pagar um profissional para regularizar sua empresa é um dinheiro bem investido.

12 Fazer contratações ruins

O time é a parte mais importante de uma empresa, e uma má contratação pode fazer que seu negócio vá para o buraco. Por isso, contrate por habilidade, inteligência e tenacidade. É fácil cair na armadilha de contratar pessoas que são apenas ‘educadas e de boa aparência”.

11 Ficar lendo muito e executando pouco

Ler é ótimo, e é importante que empreendedores compreendam insights que foram aprendidos após muito esforço pela comunidade de negócios e tecnologia. Fazer nenhuma leitura é tão ruim quanto ler demais. Há um tempo para leitura e há um tempo de execução. Quem lê demais não tem tempo para executar, tornando inócua a leitura.

 

Contato

Se você tem alguma dúvida, critica ou sugestão?
Envie um email para a nossa equipe, será um prazer atende-lo.

Entre em Contato

Serviços

Conheça todos os serviços prestados pela Visão Inteligência Contábil.

Veja Mais